quarta-feira, 27 de maio de 2015

Os Vingadores 2 - A espectativa é a inimiga da vez!

A Era de Ultron!

Fui assistir ao filme, e confesso que por causa da expectativa, que estava muito alta, não achei o filme tão legal quanto o esperado. Graças a Deus tive a opportunidade der assistir ao filme novamente no cinema, e como já havia reparado nos "defeitos" do filme, agora pude me concentrar na diversão a que ele se propunha, e no fim, acabei achando o filme incrível! Enfim, não pude me conter e fiz esta "homenagem" ao filme com as canetas que encontrei pela casa!

(Clique para ampliar)


Se você gostou desta técnica com caneta esferográfica, você pode encontrar este e outros desenhos neste mesmo estilo na página Caneta. Se ainda não viu, não perca mais tempo!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

X-men

Dias de um Futuro Esquecido!

Terminei mais um desenho aqui no curso. Este demorou um pouco por causa do lápis de cor, mas, aqui está!
Como eu queria praticar um pouco desenhar rostos, pensei que esta seria uma forma bacana!
Não deixem de comentar.

O desenho foi feito em folha A3.

(Clique para ampliar.)




Como minha impressora só consegue scanear tamanho A4, tive de unir as partes no computar. Mas a divisão ficou bem sutil.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

SketchUp - 3D !

Hoje, quero apresentar a vocês um programa muito bacana, que me surpreendeu, inclusive, pela sua simplicidade e praticidade, além de funcionar bem em meu computador, que diga-se de passagem, não é lá grandes coisas, e, pra fechar com chave de ouro, é gratis!

Pois é, tendo dito isso, vamos ao que interessa...

O SketchUp é um software criado para o desenvolvimento de modelagem 3D. Além da versão gratuita que mensionei, há também a versão paga, chamada SketchUp Pro, a qual possui alguns recursos adicionais.

Você pode baixar a versão gratuita, de 2015, e em português neste link: SketchUp Make.

Bom, este programa pode ser utilizado para criar a modelagem de embalagens e produtos, como latas de refrigerante, garrafas, designe de móveis, consoles de videogame, carros etc.
Eu fiz um curso breve de SketchUp onde o foco principal foi a funcionabilidade das ferramentas e a criação de casas, desenvolvemos desde a planta, até os últimos detalhes do arranjo de móveis.
Como o tempo era curto, por assim dizer, não desenvolvemos todos os móveis do projeto pois, há um site chamado 3D Warehouse, onde os desenvolvedores compartilham seus modelos, e você pode incorporá-los em seus projetos gratuitamente. A interface do site (Warehouse) pode ser aberta diretamente pelo programa, o que facilita a busca e utilização destes outros projetos.

Além do SketchUp, também utilizamos um programa, que o completa e transforma simples modelos 3D em fotos quase reais! Sim, eu estou falando de um programa para rendenização chamado Kerkythea!

Caso você tenha tido interesse no SketchUp, fazer o download do Kerkythea é uma ótima opção! Assim ao final de seu projeto, quando for apresentá-lo a alguem, se tem a possibilidade de simular texturas, como ceramica, metais, vidros, além de luz ambiente e artificial, criando uma foto incrível, uma pré-visualização do que seria seu projeto se realmente fosse construido.
Vou deixar o link para download do programa, que assim como o SketchUp, também é gratuito: Kerkythea.

Enfim, isso é tudo que eu queria mostrar para vocês. Em meu outro blog, eu fiz um video com as imagens de um projeto em 3D, a partir do desenho de uma casa que eu hávia feito antes de conhecer o programa.
Deem uma olhada! AMAO - Mansão 3D.

terça-feira, 14 de abril de 2015

O que é - Storyboard


 De acordo com o Wikipédia:

"Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites."

Para quem quiser ler mais no site, aqui esta o link: Wikipédia - Storyboard

A minha versão é a seguinte:
Apesar de pouco divulgado, o Storyboard é um dos processos envolvidos na produção de um filme ou afins, de maior importância, sendo ele o responsável por unir os diversos departamentos da produção em um mesmo foco, idéia e noção de produto final.
 
Recentemente pesquisei bastante sobre o assunto e fiquei muito empolgado com as descobertas! No meu primeiro contato com o processo eu não havia notado o quão bacana ele é.
Acontece o seguinte: inegávelmente que o roteiro é a base de qualquer filme. Ok. Porém assim como quando lemos um livro, temos a liberdade de imaginar as cenas em nossa mente da forma como interpretamos as informações recebidas. Quando se trabalha com muitas pessoas, muitos departamentos responsáveis por partes diferentes de um todo, se cada um tiver uma percepção diferente de um mesmo produto, as divergencias entre as partes se tornam cada vez maiores e o trabalho se torna improdutivo. Sendo assim, o Artista de Storyboad reune todas as informações sobre o filme e, junto do roteiro, faz uma pré-visualização completa do projeto.

Apesar do que se pode imaginar, o trabalho de um Artista de Storyboard não é só fazer ilustrações de um roteiro. Ele também precisa ter noções do orçamento do filme, cenários que são criados por computador, locações reais, atores e objetos importates de cena, para que tudo saia de acordo com as possibilidades reais de produção. Além disso, ele precisa pré-visualizar angulos de câmera, cortes, e duração de cenas.

É importante destacar que todos esses processos podem variar de acordo com as necessidades do Estúdio ou produtores que o contratam, além do tipo/gênero do filme. Tem alguns diretores que fazem seus próprios Storyboards, onde os desenhos não são muito elaborados, porém, outros filmes, principalmente de ficção e animação, onde muitos elementos não existem de fato, é necessário um storyboard mais completo.

Como eu disse antes, pesquisei bastante sobre o assunto e vou listar abaixo alguns dos links de sites que achei que comtém as informações mais legais!


Este link irá te levar a uma apostila em PDF fantástica! Ela aborda bastante o assunto com o intuito de ensinar o leitor a fazer um Storybord, diferente de outros sites que somente comentam sobre o assunto:
http://www.ensino.uevora.pt/inter/storyboard.pdf
Essa apostila é mais voltada para filmes de animação, mas de qualquer forma, ensina muito bem. Seria interessante porém, compreender alguns dos termos técnicos ultilizados nela então, pra quem quiser:
Vocabulário do Cinema

Neste site, de onde retirei as imagens acima, você consegue encontrar vários Storyboards de filmes, comerciais etc. Varios deles você deve até conhecer! O único porém, é que o site é todo em inglês.: SB - Storyboards Inc, mas definitivamente vale a pena dar uma conferida!

Este outro é muito bacana pois, além de mostrar algumas imagens de storyboards também mostra o produto final, ou seja, a cena do filme em questão.: Modelos de Storyboard.
Além disso, nele também tem várias indicações de livros que podem ser interessantes para quem quiser se aprofundar mais na técnica.

Wikihow - Storyboard : Aqui tem dicas bem bacanas que podem ser de grande ajuda na hora de experimentar montar seu próprio Storyboard se quiser.

Espero, quem sabe, ter despertado um certo interesse de vocês também no assunto e ter conseguido me expressar com claresa e assim, explicar bem o tema. Quem quiser comentar, pode ficar a vontade, e até o próximo post!

domingo, 5 de abril de 2015

O que é - Fotonovela


 É incrível perceber como um assunto vai nos levando a outro, sem se perceber. Meu objetivo quando comecei minha nova postagem, era falar sobre Storyboards, porém, quando comecei a escrever, mencionei esta outra forma de narrativa que acredito ser pouco conhecida, então, resolvi falar um pouco sobre o assunto primeiro.

Quando eu estava no 9º ano do Ensino Fundamental, 8ª série, nossa professora de Inglês e Literatura, pediu um trabalho de semestre no qual deveríamos montar uma fotonovela. Antes de mais nada, deveríamos é claro, desenvolver um roteiro e, mais tarde, o Storyboard (pra quem já estava se perguntando qual a relação dos dois assuntos) para que pudessemos visualizar a cena, e facilitar a hora de tirar as fotos. Porém, o trabalho foi feito em grupo, e alguns integrantes, dois se me lembro bem, tiveram de mudar de escola no meio do processo. Depois disso, em rasão de discordâncias entre participantes, nosso projeto não chegou ao fim. A professora nos deu uma nota mesmo assim, pelo esforço, e também uma oportunidade de entregar um trabalho escrito para compençar, afinal, modéstia a parte, eramos bons alunos.
Enfim, vamos ao que interessa. O que é a:

Fotonovela




A imagem acima, foi retirada do blog Biscoito, Café e Novela, nele você pode visualizar as demais páginas desta fotonovela. Vale a pena dar uma conferida!

Não é tão difícil de entender. Imaginem uma hitória em quadrinhos qualquer, com os balões e tudo mais, porém, ao invés dos desenhos, se colocam fotos! Bom, é claro que os temas abordados também eram diferentes, mais semelhantes as telenovelas que temos hoje, só que com os assuntos da época. Acredito que não existiam gente vestida com roupas coladas e coloridas, com cuecas por cima da calça, tirando fotos socando bandidos e etc.







De acordo com o site Wikipédia, sua época de popularidade no brasil se deu entre os anos 1950 e 70, tendo como foco o publico feminino. Para quem quiser conferir mais no site: Wikipédia - Fotonovela.

Hoje, este modelo de contar histórias já foi, digamos que, "esquecido". Mas pode ser que em algum lugar ainda se venda ou sejam produzidas histórias assim, afinal, "existe gente pra tudo!"
Navegando pelo google vi alguns sites que mencionam este tipo trabalho na grade de atividades do Ano Letivo do Ensino médio. Deem uma olhada no Portal do Professor, pra você que não teve de participar dessa atividade, ver que estou falando a verdade e já ir se preparando... 

Eu particularmente acho bem bacana este projeto. Para se fazer uma hitória em quadrinhos, ainda que seja simples, é nessessário encontrar quem fique a cargo dos desenhos, da pintura etc, o que demanda bastante tempo. Para uma novela em video, é nessessário decorar falas, o que é bem complicado, uma atuação rasoável, e uma edição de video, ou seja, nada fácil. Sendo assim, fotonovelas são o "meio termo" perfeito. Ninguem precisa decorar falas, elas são enseridas depois nos balões e, é rasoavelmente mais rápido tirar fotos do que desenhar.

Bom, era isso o que tinha para dizer. Acredito que para quem quiser se aprofundar no assunto, ou fazer um trabalho de escola, este post não se enquadra como uma fonte ideal mas, espero ter passado pelo menos uma boa ideia do que se trata e agregado alguma informção bacana a vocês.
Em breve vou falar bastante sobre o Storyboard, então não deixem de visitar o blog mais tarde.

Até mais!!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quadrinhos!

A página foi atualizada com mais uma história, não deixem de conferir! (Clique Aqui)

O desenho que esta como capa da história, na verdade era mais pra ser um "poster". Como eu percebi que ainda não havia feito uma capa de fato, resolvi utilizá-lo aqui no blog. Ele foi feito numa folha A3, pintura a lápis de cor e fundo de guache!



Se possível visitem a página de meu curso no facebook:
https://www.facebook.com/espacoartisticoricardoalvez

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Presentes!

Há aquelas pessoas que conseguem escolher presentes com facilidade, assim como aqueles que sempre encontram dificuldade, e já ficam de "cabelo em pé" só de pensar que terão de escolher um. Eu particularmente me encontro no segundo grupo! Não é questão de não gostar de presentear as pessoas, mas escolher algo que vai agradar e que a pessoa ainda não tenha, acaba se tornando um dilema. Para minha sorte, eu percebi que podia usar um certo talento para resolver a questão: Desenhos!

Por sorte as pessoas que conheço adoram animes, filmes de herois e etc. Aqui está alguns dos desenhos que faço para dar de presente aos meus amigos!

Quando eu selecionei os desenhos para a postagem, eu acabei percebendo que para a rapaziada, costumo deixar o acabamento a nanquim mesmo, já para as damas, os desenhos estão todos coloridos!
Não que eu esteja dizendo que meninas não gostam de desenhos em preto e branco, é só uma mania minha mesmo, que eu nem tinha percebido!

De qualquer forma, vamos aos desenhos!

Todos são de personagens que já existem mesmo. As chamadas Fanarts. 

Clique nas imagens para ampliar.








sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cachoeira... Agora Sim !

Deu trabalho mas esta terminado!

Primeiro eu pintei toda a metade de cima do desenho, as pedras, folhagens, o céu etc. Quando chegou a hora de pintar a água, confesso que fiquei com um pouco de receio de não conseguir atingir um efeito bacana e "perder o desenho". Mas, graças a Deus deu tudo certo!

Bom, conforme eu havia dito, eutou colocando abaixo o desenho mais antigo junto. Enfim, e aí, o que acharam?


(Clique para ampliar)


Mais antigo (2014)

Recente (2015)


Ambos foram adicionados a página Ambientes, além de uma outra paisagem. Se ainda não visitou a página, não deixe de conferir!








Cachoeira... Vamos Lá !

Já fazia um tempo que eu queria fazer um desenho de cachoeira. No começo do ano passado, eu até tentei, mas na minha opinião não ficou tão legal assim. Meus pais gostaram, mas, sabem como são os país...

Enfim, até aqui, já fiz o desenho e passei o contorno a nanquim. Mais tarde, eu coloco o desenho finalizado, junto com aquele mais antigo que mencionei.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Está Pronto! IlustraHQ

Bom, demorou um pouquinho para escolher os desenhos mas... finalmente está pronto!

Não deixem de conferir as páginas acima, e comentar o que vocês acharam!

Por hora, vou postar o processo de criação do logo deste blog!

Eu primeiro desenhei as letras a mão mesmo, eu me sinto mais a vontade dessa forma,  e depois, os demais acabamentos foram feitos no computador. Tudo bem simples mas ficou bacana! Confiram abaixo: