quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Um Pouco Sobre As Cores!

E aí pessoal? Blz?!

Estava navegando na internet essa semana, pesquisando um pouco sobre cores complementares, aí, como uma coisa vai puxando a outra, acabei me deparando com uma série de informações e resolvi fazer um post aqui, juntando as partes mais "interessantes", digamos assim, de cada matéria!

Se liga aí!

_______________________________________________________________

Teoria Das Cores

Teoria das Cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz e a natureza das cores, realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros, relacionado a existência da luz partindo do princípio de que se a luz não existisse, não existiriam cores.

Leonardo Da Vinci, em suas pesquisas e formulações retratadas no livro "Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz", afirmava que a cor era uma propriedade da luz e não dos objetos.


Isaac Newton foi o primeiro a associar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.

Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.



O círculo cromático contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível, este que é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris.

O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.


_______________________________________________________________

Temperatura das cores

No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo (amarelo, laranja e vermelho) e as “cores frias” estão associadas à água e ao frio (azul, verde e violeta).
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.
Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

No design de interiores, as cores quentes costumam ser usadas em grandes salas para criar um ambiente mais acolhedor. Por outro lado, cores frias como o azul, violeta e verde são ideais para salas pequenas para criar a sensação que são maiores.

Estudos na área do marketing indicam que certas cores são usadas estrategicamente em estabelecimentos comerciais para incentivar certas atitudes da parte dos consumidores. Por exemplo: em restaurantes de fast food, cores quentes incentivam as pessoas a comerem mais rápido e irem embora, dando lugar mais rapidamente a outros clientes.

Abaixo você confere uma imagem muito bacana retirada da internet que resume de maneira simples alguns estudos sobre como o o nosso cérebro interpreta e reage as cores a nossa volta.

_______________________________________________________________

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas nas extremidades opostas. Quando comparadas, elas apresentam maior contraste entre si, por exemplo, o amarelo e o violeta (roxo).


No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros.

Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas.

Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo:

As cores complementares se diferem das cores análogas quanto seu posicionamento no círculo cromático. Enquanto as cores complementares tem posições opostas no círculo cromático, as cores análogas se posicionam lado a lado, conforme a imagem abaixo:

_______________________________________________________________

E é claro, não podia faltar um resumo sobre as cores no que diz respeito aos sistemas eletrônicos, o "RGB", bem como outros utilizados para a impressão como o "CMYK" e o "Pantone".

Galera o site a seguir tem uma matéria completa, super bacana, bem organizada, cheia de imagens legais, e seria muito injusto e sem graça eu "copiar e colar" aqui. Sendo assim, eu vou deixar o link para vocês acessarem a matéria na integra abaixo. Vai lá que vale a pena!

http://sala7design.com.br/

Mas... para quem estiver com "preguiça" ou algo assim, e também para não deixar o post aqui do blog "incompleto", vamos aquele nosso breve resumo do assunto, retirando alguns trechos de outros sites, e fazendo aquele "mix" maroto:



RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.
Uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Alguns programas gráficos como o Corel Draw incorporam filtros, que tentam mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.

CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto).
Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.

Ao fazer a sua escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto, é importante lembrar que a proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais.



_______________________________________________________________

É isso aí galera!

Espero que vocês tenham gostado, e que isso possa lhe ser útil de alguma forma!

Vejo vocês no próximo post! Valeu e um abraço!

_______________________________________________________________

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário